sábado, 3 de fevereiro de 2007

Volume I

ACÇÕES, ACÇÕES

Quando não estou bem
Penso em agir
P’ra tentar sair
Daquilo, que se não tem.

Esqueço o meu coração
E procuro o Cérebro amigo,
Então, os que estão comigo
Onde eu for, comigo vão.

Onde não há educação, há pobreza
Que é feito da esperteza
Que nos deram ao nascer?

Vamos pô-los a aprender
Que passar fome, só por querer,
Nunca para enriquecer.

Estoril, 5 de Junho de 2003
Francisco da Renda


ADAPTAÇÃO

Um leão no polo norte
Um pinguim em S. Tomé!
Eu, armado em forte
Nunca senti tal fé.

Os mais puros, virgens e inocentes
Nunca se adaptam ao ambiente.
Por isso, são reais e valentes
Sem se enganarem. Que surpreendente?

Adaptação, não é uma palavra vã
Apesar de ser sã.
Nem todos a sentem

E muito menos a entendem,
A não ser os que compreendem
Que as palavras, vão e vêm.

Estoril,30 de Março de 2004
Francisco da Renda


AEROPORTI di ROMA

Sala de fumo. Observo rostos cansados,
A maioria tristes e os restantes assim-assim,
Asiáticos (muitos), Africanos e até bastardos
Parecidos comigo. E esta espera não tem fim.

Olhos rasgados, bocas finas, narizes aduncos
Refectindo nuns, uma alma inquieta,
Noutros, uma serenidade quase asceta
E até vislumbro alguns frúnculos.

Os cigarros, colados à boca ou presos nos dedos,
Libertam um fumo denso que não esconde os medos
Que eu vejo naquelas expressões.

Acendo mais um cigarro e já não vejo ninguém,
Terei sonhado? O fumo ainda se mantém
A fazer lembrar-me estas divagações.

Roma, 3 de Janeiro de 2005
Francisco da Renda

Nenhum comentário: